Como se enturmar e iniciar uma conversa

Primeira impressãoQuando se participa em eventos sociais, encontra-se com muitas pessoas. O ambiente é descontraído e propício a conversas agradáveis com ou sem foco em negócios. Sabemos que os primeiros minutos são cruciais para causar uma boa impressão. É nessas horas que a timidez e a falta de assunto podem comprometer o seu desempenho para conhecer novas pessoas e expandir sua rede de contatos.

Nem todos têm facilidade para se enturmar rapidamente e nem para iniciar um papo com pessoas desconhecidas. O medo da rejeição pode travar a pessoa e fazê-la ficar sentada em uma mesa sozinha à espera de um milagre. Mas a boa notícia é que, com algum treino, isso pode ser desenvolvido e gerar grandes benefícios para sua vida pessoal e profissional.

As mesmas dicas que são dadas em um bom curso de comunicação em público podem se aplicar perfeitamente para se iniciar uma conversa, com pessoas estranhas. Aliás, a situação de se falar com pessoas estranhas pela primeira vez é muito semelhante à de iniciar uma apresentação em público.

Iniciar uma conversa com alguém que você nunca falou pode parecer muito difícil, mas não é. Em geral, o assunto da sua abordagem deve estar relacionado ao ambiente. Por exemplo, se a pessoa estiver em uma fila para credenciamento em um seminário, você pode perguntar como ficou sabendo do evento. É importante que você faça perguntas sobre algo que seja muito simples para seu interlocutor responder.

Perguntar sobre um pin, bottom ou broche que a pessoa esteja usando pode ser uma forma dela falar sobre o orgulho que tem daquela instituição. Ao se fazer qualquer pergunta, preste verdadeira atenção à resposta e jamais fique pensando em quando será a hora de dar o bote e puxar o seu famigerado cartão de visitas. Aliás, entregar um cartão de visitas no início de uma conversa, além de mau gosto, pode erroneamente sinalizar que você está querendo encerrar o papo.

Se é você que está conduzindo o quebra-gelo com seu interlocutor, permita que ele fale sobre interesses particulares e mantenha o assunto dentro desta área. Querer falar sobre um assunto seu ou do seu negócio poderá esfriar a conversa e transformá-la em um monólogo caso seu novo amigo não tenha algo a contribuir.

Quando você presta a devida atenção ao que a pessoa está falando, fica muito mais fácil encontrar similaridades e coincidências para se florear o papo. Se a conversa estiver ligada a negócios ou qualquer assunto profissional, você poderá encontrar formas de se realizar uma recomendação para seu novo amigo. As pessoas tendem a seguir recomendações a terceiros de forma muito mais desarmada do que quando você tenta oferecer algo onde você tenha alguma vantagem direta.

Da mesma forma que você ajudou a quebrar o gelo, ao se aproximar alguém, será muito gentil e educado que você apresente seu novo amigo e também se apresente. Depois de ter conversado um pouco, certamente você já terá alguma coisa a falar sobre seus interlocutores.

Pesquisas indicam que 93% da comunicação acontece de forma não-verbal. Ou seja, o que é efetivamente dito representa apenas 7% do que é percebido. O tom de voz e o seu corpo comunicam muito mais. Por isso, vale dar algumas dicas dentro de sua expressão corporal:

Sorriso

A pessoa que fala com um sorriso bacana no rosto, torna qualquer conversa muito mais agradável e confiável. Antes mesmo de começar a falar, as pessoas já irão querer ouvir você. Um leve sorriso pode também melhorar toda a expressão da sua face, agindo como um face-lifting, que tornará seu rosto mais agradável.
É importante que você pratique o seu sorriso diante do espelho para não ficar exagerado.

Olhar

Durante uma conversa, procure manter o seu olhar nos olhos do seu interlocutor, tendo o cuidado para não se tornar invasivo. Ficar olhando para seu amigo com um olhar fixo, principalmente com quem você acaba de conhecer, pode causar a impressão de que você é um louco psicótico. E as pessoas fogem deste tipo. Se você tiver dificuldades para olhar nos olhos, precisa treinar um pouco.

Nomes

Ao conversar com pessoas ainda desconhecidas, procure repetir o nome de seus novos amigos durante a conversa. Além de facilitar na memorização, isto trará uma impressão de uma maior intimidade, como se vocês se conhecessem há mais tempo.

Toque

Assim como um bom aperto de mãos deve ser firme e respeitoso, você pode experimentar tocar no ombro ou no cotovelo da pessoa durante a conversa, sempre mantendo o respeito.

Como tudo na vida, vale a regra de ouro: A prática leva à perfeição. Mesmo quando você for a locais e eventos onde você já conhece muitas pessoas, procure iniciar uma conversa com alguém que você ainda não foi apresentado.

Desejo muito sucesso em seu networking.

Deixe um comentário

*