Nós não somos ilhas, como muita gente individualista pensa. Estamos todos conectados e todos podemos fazer a diferença na vida de nossos amigos, de nossos conhecidos e até de ilustres desconhecidos. Estão todos à nossa volta e podem ser muito mais importantes para nós do que pensamos. E nós podemos ser muito importantes e impactantes para as outras pessoas também.

Algo que sempre me acompanhou, desde jovem, foi a facilidade de encontrar pessoas que fizeram a diferença em minha vida. Seja por um conselho, um incentivo, por uma oportunidade, uma indicação, não importa. Isto é o que chamamos de figuras de transição. Elas são responsáveis por nos proporcionar ajustes em nosso rumo ou, até mesmo, uma guinada em nossa trajetória. Às vezes, até nos prejudicando, algumas pessoas são capazes de nos ajudar.

Certamente, você será capaz de lembrar de quantas mudanças você já realizou em sua vida, onde uma ou outra pessoa foi a responsável por esta transformação. Seja ao trocar de emprego, iniciar um negócio ou mudar de cidade. Mudanças substanciais nos fazem acreditar que não somos fadados a ser o que nossa família esperava de nós. Será que existe uma programação para sua vida e você não pode nem tentar ser diferente? Podemos e merecemos experimentar novas possibilidades.

Sem querer ser polêmico, para termos sorte na vida, precisamos praticar uma certa falta de foco. Quando estamos envolvidos em nossos planos e não deixamos a mente aberta para as oportunidades, deixamos de enxergar um grande número de alternativas bem à nossa frente. Precisamos, também, praticar o relacionamento desinteressado. Necessitamos fazer por nossos amigos sem aguardar nada de volta. Só desta forma é que podemos colher aquilo de bom que plantamos.

Nossa história é a combinação das histórias que compartilhamos. Nossa vida é o conjunto das vidas com as quais dividimos a estrada. Você é responsável por suas escolhas e você tem várias escolhas a fazer quando você se permite. Permita-se mudar e alcançar novos objetivos. Não é necessário que você seja o que a sociedade espera de você. Você pode ser mais e ser, também, figura de transição nas vidas de outras pessoas. Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Comentários