Toda realização de qualquer empreendedor começou de um sonho. Para que nossa civilização evoluísse até onde chegamos hoje, devemos gratidão aos inúmeros sonhadores que tiraram suas ideias do papel e as colocaram em prática, transformando visão em realização, a partir de metas e objetivos claros.

Para você transformar um sonho em uma realidade, um dos conselhos dos gurus do planejamento é criar metas ligadas aos seus projetos, determinando prazos e escrevendo declarações sobre o cumprimento destes objetivos. Quando você escreve, as chances são muito maiores de que você consiga alcançar seus sonhos, pois você cria uma declaração e passa a se comprometer com aquela realização.

Para que você tenha chances ainda maiores de sucesso em seus projetos, procure vivenciar os sentimentos e sensações que teria caso já tivesse realizado seu sonho. Sinta o cheiro do seu carro novo, ou a temperatura daquele lugar, quem sabe sinta a brisa da praia no seu rosto. Procure se imbuir da convicção de que aqueles sentimentos são reais. Desta forma, você se comprometerá cada vez mais.

Certos projetos podem ser muito complicados para se completar, levando muito tempo e demandando muito esforço. Para se alcançar estes objetivos, é recomendável que se divida suas metas maiores em submetas mais curtas. Desta forma, seu cérebro vai perceber um número maior de vitórias e irá se estimular a continuar a caminhada. Ao vencer etapas ou conquistar uma meta, comemore. A dopamina é vital para a realização de seus planos.

Uma outra dica muito importante é evitar ficar contando para todo mundo sobre seus objetivos. Algumas pessoas contam todos seus planos para os amigos, desejando apoio ou validando suas ideias. Depois de algum tempo, estão desestimuladas e acabam por desistir dos projetos. Pode parecer que o motivo seja inveja, olho grande ou mau-olhado das outras pessoas, mas a verdade é que nosso cérebro prega algumas peças conosco e uma delas é que, quando falamos muito sobre nossos projetos e respondemos aos outros sobre detalhes, é como se seus objetivos já estivessem realizados e deixam de ser novidade, perdendo nosso estímulo por investir mais tempo em algo que não trará nenhum progresso.

Seja prudente, discreto e persistente. Esforce-se um pouco além para alcançar seus objetivos. Uma boa desculpa jamais substitui um bom resultado.

Comentários