Comunicar significa tornar comum. Trazer algo que está dentro de você e este conhecimento passar a ser de domínio comum. Para que isto aconteça, é necessário que as demais pessoas compreendam tudo que está sendo dito, ou seja, as pessoas precisam receber a informação em sua própria linguagem, sem precisar realizar um malabarismo a fim de conseguir entender o texto.

A verdadeira comunicação não é aquilo que você diz, mas, sim, da forma como as pessoas entendem. Você precisa falar na linguagem do seu público.

O que muitas pessoas sofrem na comunicação é em não conseguirem ser compreendidas. E isto só tem uma causa. A pessoa não está falando na língua do seu público-alvo. É necessário falar das dores e desejos de seu público. Somente desta forma, haverá interesse real pelo seu assunto.

Para se desenvolver a boa comunicação e a boa oratória, é necessário que se pratique. Assim como nos tornamos melhores em um esporte ou qualquer atividade prática à medida em que praticamos, falar e pensar tem o mesmo resultado. O pensamento é fruto da linguagem, portanto quanto mais você praticar a linguagem, melhor ficará o seu pensamento.

Os antigos filósofos tinham a prática do diálogo como maneira de se desenvolver seus pensamentos e melhorá-los continuamente. Da mesma forma, nos dias de hoje, você também irá melhorar o seu raciocínio através da melhoria da sua linguagem e da prática de sua oralidade, ou seja, de sua fala.

O desenvolvimento de sua linguagem se dará através de leitura e a prática de sua linguagem através de sua escrita e, principalmente, de sua fala. Ao praticar sua comunicação, você irá melhorar o seu raciocínio e a sua organização de ideias.

Comentários