Respire fundo e fique no salto

Lá pelos idos de 1990, eu fui integrante de uma banda musical de garotos do subúrbio do Rio de Janeiro. Éramos seis músicos que compensavam a falta de experiência com o esforço e tocavam em qualquer lugar que nos convidasse a fazer uma apresentação. Já fizemos show para 3 mil pessoas (na época em que os showmícios eram permitidos) e até show para um casal (que foi o único que conseguiu chegar no clube, que ficou alagado em uma enchente).

Ensaiávamos exaustivamente pelo menos duas vezes por semana. No ensaio, cometíamos erros que eram corrigidos imediatamente e se começava novamente do início até a música sair bem legal. Quando um errava, a galera já percebia e avisava para ser consertado.

No ensaio, tudo pode. No show, é diferente.

A platéia não vai perceber nada de errado. Eu sempre falava que quem estava assistindo nossa apresentação não tinha noção de que algo saiu fora do esperado. Mas bastava que um de nós fizesse uma careta qualquer ou que um olhasse atravessado para o outro e já estaria alardeando o fato.

Trazendo agora para o nosso mundo corporativo, esta mesma regra deve ser aplicada nas nossas apresentações e eventos. Não devemos alardear nosso público sobre falhas que possamos vir a cometer. Manter-se “no salto” é a regra de ouro do show-business. Com criatividade e jogo de cintura, todo palestrante ou  promotor de eventos pode driblar os inconvenientes e ainda tirar proveito da situação, quando algo sair fora do planejado.

Um microfone que falha, um projetor que apaga ou um vídeo que não entra na hora certa. Qualquer destas possibilidades deve ser encarada com naturalidade, sem fazer referência à equipe de som ou ao técnico do computador. Ao contrário, elogie sempre, respire fundo e contorne a situação com o bom humor que seu público merece.

Comentários

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

5 thoughts on “Respire fundo e fique no salto

  1. Benito Pepe says:

    Olá Marcello, bom texto e uma boa lembrança quanto ao fato do inesperado. Costumo dizer que o inesperado e o fator surpresa é o maior valor, pois é o novo!! Bem, se encararmos as “adversidades” como momentos de aprendizado e superação, estaremos verdadeiramente crescendo. Quanto aos shows já está na hora de fazer um Saral hehe

    Abraços do Benito Pepe

  2. lucia de fatima magalhaes says:

    Oi Marcello,parabéns é verdade quando preparamos tudo e q de repente falhamos,o publico de fato nem vai perceber se não sairmos do salto.obrigado!

  3. Daniele says:

    Fiquei tentando imaginar o show para um casal! Deve ter sido interessante.

    Gostei muito do texto.

    Adorei a comparação com o mundo corporativo.

  4. eliana says:

    oi marcelo ! LEGAL TE ENCONTRAR BEM! NEM ACREDITEI ! FUI PROCURAR POR UM AMIGO E TE ACHEI! TE RECONHECI PELAS PALAVRAS! ABRAÇOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

一次性電子煙,英文名Disposable Vape, 是時下最流行的電子煙產品之一,他不同於relx那樣屬於換彈式煙彈電子煙,他不需要充電,抽完煙機內全部煙油之後就可以扔掉

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins