Etiqueta nos negócios – Parte I

etiqueta“Amigos, amigos. Negócios à parte…” – Quem disse esta besteira? Amizade, educação e respeito têm que andar de mãos dadas com os negócios. Todos gostam de ter, à sua volta, pessoas de bom trato e educação. Algumas regras básicas já estão enraizadas no nosso comportamento. Nós conseguimos fazer alguma diferença nos detalhes.

Algumas dicas para se destacar no seu relacionamento de negócios são as seguintes:

Cartão de visita:

Ao receber o cartão de seu contato em uma apresentação, segure-o durante boa parte da conversa. Guardar o cartão na mesma hora em que o recebe é sinal de pressa. Não tenha pressa.

Se você tem alguma informação que não está no seu cartão de visita, aproveite esta oportunidade para anotá-la no próprio cartão antes de entregar. Escrever um celular ou um endereço particular de e-mail no cartão também é uma atitude interessante para mostrar que a pessoa que recebe é especial.

Outra dica interessante é somente entregar o seu cartão de visita após iniciar a conversa e, principalmente, após conversarem sobre o que ambos fazem, tendo cuidado para não parecer que você está se despedindo. O melhor a fazer é não entregar o seu cartão até que esteja bem claro que vocês irão se falar novamente. A entrega do cartão passa uma mensagem de despedida e isso pode não ser muito bom se você ainda quer continuar conversando um pouco mais.

Cumprimentos:

Aperto de mãos – você deve apertar a mão da pessoa a quem você foi apresentado de forma firme (sem esmagar os dedos do interlocutor), olhando nos olhos e sorrindo. Cumprimentar alguém com aquele aperto de mãos sem o mínimo vigor, que parece que está desmaiando, também é algo que não passa uma boa mensagem. Se a outra pessoa apertar sua mão de forma muito fraca, experimente aplicar uma pequena força para sentir a reciprocidade. Isso funciona, exceto nos casos onde seu contato parece estar com nojo de você e, tão logo lhe estende a mão, já a recolhe, antes mesmo de você conseguir apertá-la. O oposto também costuma incomodar, quando um dos dois segura o aperto de mãos por um tempo muito prolongado.

Abraços – deve-se ter um certo cuidado com os abraços. No primeiro contato, abraçar uma pessoa pode ser mal interpretado. É melhor fazer isso ao se encontrar com conhecidos. Com pessoas do mesmo sexo, um abraço não gera nenhum desconforto.

Beijo no rosto – Conforme a cidade ou a origem da pessoa, o protocolo do beijo no rosto pode variar bastante. No Rio de Janeiro, por exemplo, costuma-se cumprimentar as mulheres com dois beijos, começando pela esquerda. No Rio, quando se está paquerando é que se dá três beijos. Portanto, cuidado! Em São Paulo, por exemplo, se beija apenas uma das faces, normalmente a esquerda.

Na Itália e em outras culturas, homens também se cumprimentam com dois beijos no rosto. Em qualquer lugar do mundo, conforme o carinho e a qualidade do relacionamento, é adequado dar um beijo no rosto de um amigo ao abraçá-lo, desde que isso não vá constrangê-los, claro.

De qualquer forma, o abraço ou o beijo no rosto devem ser feitos apenas quando o ambiente lhe permite. Há também que se observar a maquiagem e os cabelos das mulheres. Elas se dedicam por uma hora ou mais para aplicar toda aquela obra de arte no rosto e um beijo ou um abraço podem danificar a escultura ou a pintura… Um bom, forte e sincero aperto de mãos pode ser mais adequado.

Caso você esteja resfriado ou com alguma pequena virose, é adequado que se peça desculpas e avise que não irá cumprimentar a pessoa por estar gripado. No Brasil, muitas epidemias se alastram porque as pessoas não têm este mínimo cuidado.

 

Na próxima coluna, falarei um pouco sobre telefonemas, reuniões, visitas, comunicação e cavalheirismo.

 

Comentários

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

一次性電子煙,英文名Disposable Vape, 是時下最流行的電子煙產品之一,他不同於relx那樣屬於換彈式煙彈電子煙,他不需要充電,抽完煙機內全部煙油之後就可以扔掉

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins