Coloque-se no lugar do outro

Tenho trabalhado há muito tempo com ‘comunicação’, seja como publicitário, jornalista, palestrante ou professor. Esta maravilhosa ciência tem me acompanhado por mais de 20 anos, em minhas várias experiências em jornais e agências de publicidade.

comunicaO que, para mim é trivial devido ao meu trabalho, para outros pode ser muito complicado de entender e, até mesmo, uma arte muito complicada de se dominar.

Para facilitar a vida de meus clientes de coaching em comunicação ou meus alunos no curso, eu tenho explicado a comunicação como “tornar comum algo que você sabe. Fazer com que a informação chegue até o outro lado e seja compreendida perfeitamente.”

Agora, a boa comunicação vai além disso. Comunicar com excelência é se colocar no lugar do seu ouvinte, calçar os sapatos do seu leitor, sentir as ‘dores’ do seu interlocutor.

Comunicar-se com qualidade e com excelentes resultados não envolve falar palavras difíceis, ter uma voz de radialista ou ser um poeta ou romancista. Significa dizer aquilo que você gostaria de ouvir se estivesse no lugar do outro.

Ao estabelecer uma comunicação com alguém, seja através de email, telefone ou pessoalmente, você precisa, antes de qualquer coisa, entender o que o outro vai pensar ao receber sua mensagem.

Veja algumas dicas para melhorar a sua comunicação, seja escrita ou falada:

Faça uma introdução

É uma coisa terrível quando alguém começa a falar com a gente e não vai direto ao assunto, não é mesmo?

O seu assunto pode necessitar de alguns minutos para ser explicado, mas poderá, com toda certeza, ser introduzido em menos de um minuto.

Você faz uma pequena introdução, contextualiza o seu ouvinte ou leitor e, em seguida, desenvolve os pontos importantes.

A mesma dica serve para emails que são enviados com um assunto que não resume, digamos, o assunto.

Tenha objetivo

Seja qual for a sua mensagem, é importante que ela tenha um objetivo.

Se você está se comunicando com clientes através de anúncios, ou um discurso, é importante que sua comunicação cumpra um objetivo. Seja que o leitor tome uma ação, ou que faça uma reflexão, ou que compre o seu produto, ou lembre de sua marca. Não importa o objetivo. Tenha algum.

A melhor maneira de você testar se o seu interlocutor vai atender o seu objetivo é se colocar no lugar dele.

Adapte-se ao seu público

Já reparou que, quando você conversa com seus amigos em sua igreja ou em outros grupos, a sua comunicação muda? Pois é… são outros termos, são outros humores e são outras expectativas.

Da mesma forma, você deve adaptar sua comunicação comercial conforme o público ao qual você dirige sua mensagem. Nem sempre o que um público procura é o que outro também procura.

Precisa mudar um pouco a abordagem para tornar a comunicação mais eficaz.

Ouvir é a melhor forma de comunicar

Você pode estar coberto de razão no que você está falando. Isso não significa que a outra parte vai aceitar e entender. É como você seguir em frente com o semáforo verde, mesmo vendo que um outro veículo está avançando o sinal vermelho. Ter a razão não evitará a colisão.

Antes de falar, procure ouvir e utilize a mesma linha de raciocínio do seu interlocutor. Ponha-se no lugar dele e entenda, verdadeiramente, o seu ponto de vista. Só assim, vocês estarão falando o mesmo assunto e conseguirão compartilhar o mesmo objetivo.

Sucesso em sua comunicação!

Comentários

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

一次性電子煙,英文名Disposable Vape, 是時下最流行的電子煙產品之一,他不同於relx那樣屬於換彈式煙彈電子煙,他不需要充電,抽完煙機內全部煙油之後就可以扔掉

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins