Oratória em épocas de eleição

A TV e o rádio começam a transmitir a propaganda eleitoral gratuita neste mês de agosto em todas as cidades do Brasil. Nesta época percebemos a falta que faz uma boa comunicação por parte dos candidatos, sejam eles do legislativo ou do executivo. Pouca intimidade com o microfone e com a câmera pode gerar um resultado desastroso em suas campanhas.

Antes mesmo da propaganda política na TV e no rádio, já tivemos a oportunidade de “apreciar” alguns discursos de candidatos e a situação não seria muito diferente.

Algumas dicas são muito importantes para os candidatos que irão gravar seus programas e marcar presença em programas e debates na mídia:

Vença o medo da plateia

O ser humano tem o péssimo hábito de sofrer por antecipação. E o medo de falar em público faz parte deste quadro. Entre os maiores medos ao falar em público, enumeram-se o medo da rejeição, medo de “dar branco”, medo de alguma pergunta difícil da plateia… Isso tudo raramente acontece. Portanto, o primeiro passo para vencer o medo de falar em público é praticar sempre que possível.

Encerre com uma frase de impacto

Costumo dizer em minhas aulas que “a primeira impressão fica, e as últimas palavras ecoam.” Um dos momentos mais importantes em um discurso é o encerramento. São estas últimas palavras que as pessoas vão lembrar. Encerrar um discurso dizendo “era isso que eu tinha para falar” é totalmente reprovável. Escolha uma frase e encerre em grande estilo, arrancando os aplausos dos seus ouvintes.

Use corretamente o microfone

Seu rosto faz parte de sua comunicação e não deve ser obstruído pelo microfone. A posição correta do microfone é alguns centímetros abaixo de seu queixo. Afinal, você é um candidato ou um cantor de funk?

Fale com entusiasmo

Mesmo usando o microfone, fale com intensidade e entusiasmo, pois esta emoção chegará até os seus ouvintes. Ninguém aguenta ouvir alguém falando sem empolgação. É preciso que você demonstre com a expressão de sua voz e de seu corpo que você realmente está envolvido e sintonizado com as palavras que saem de sua boca.

Olhe para o seu público

Ao falar para mais de uma pessoa, mantenha o olhar para algumas. Não se preocupe em olhar para várias ao mesmo tempo, fazendo uma “varredura” que não para em ninguém. É importante que você fixe o olhar em uma pessoa por vez, mantendo alguns segundos. Falar em público é, tão somente, conversar. Converse com uma pessoa de cada vez em sua plateia e sua apresentação será um sucesso.

Entrevistas para jornalistas

Ao conceder uma entrevista ou responder algumas perguntas, tenha total respeito com o profissional que está lhe fazendo os questionamentos. É papel do jornalista inquirir seus entrevistados e, às vezes, as perguntas são feitas de forma bem dura. Portanto, jamais “bata de frente” com o seu entrevistador. Na medida do possível e da sinceridade, elogie o jornalista, elogie as perguntas e responda sempre com simpatia. Se uma determinada pergunta for muito pesada e lhe colocar de “saia justa”, comece a responder por um assunto paralelo que lhe faça sentir mais segurança e retome o assunto principal suavemente e conclua de forma breve quando estiver falando do que não lhe interessa responder.

Teleprompter

Ao usar o teleprompter (aquele dispositivo que exibe os textos sobre a câmera), pratique o texto antes de gravar para que você não precise ler palavra por palavra. Isso tornará a sua leitura mais natural. Durante a leitura do teleprompter, mexa levemente sua cabeça, de forma que o seu espectador não perceba os movimentos dos olhos.

Aguarde o corte

Em gravações dirigidas à câmera, aguarde alguns segundos após o término, mantendo o seu olhar para a lente. Alguns candidatos amadores cometem o erro de olhar para o lado (ou para um assistente) tão logo conclui o seu discurso e este desvio do olhar aparece no vídeo. É importante que você continue olhando até que alguém avise que terminou. Isso também vale, claro, para apresentações ao vivo, onde pode acontecer algum atraso na troca de câmeras e será melhor que você mantenha o olhar dirigido ao seu eleitor.

 

Procure praticar sua comunicação em todas as oportunidades. Peça para algum assessor gravar seus discursos e assista. Observe seus pontos fortes e não se concentre demais em pontos fracos de sua comunicação. A melhoria virá naturalmente, desde que você tenha mais confiança e conforto ao falar em público.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins