Você sabe ler e escrever?

Se um recrutador fizer esta pergunta durante uma entrevista de emprego, é bem capaz que o candidato tome um susto. “Como assim? É claro que sei ler e escrever.” Responderia o indivíduo, mas a pergunta precisaria ser melhor formulada, claro:

“Você lê e assimila o conteúdo?
Escreve e transmite claramente as ideias?”

Todos nós fomos alfabetizados bem cedo e conhecemos os elementos da formação de palavras. “B” com “A” dá “BA”. Ortografia, gramática, semântica. Isso, até que aprendemos. Por este motivo, a grande missão da leitura está em saber extrair o conteúdo de forma organizada e saber transpor o que foi lido para a sua realidade. O desafio da escrita está no caminho reverso de transpor os dados e fatos para o texto para que nosso leitor consiga extrair o conteúdo do outro lado.

Como ler

Não se trata de ler e repetir o que estava escrito. Ao lermos um texto, precisamos conseguir responder as perguntas básicas pertinentes ao assunto:

  • O quê?
  • Quando?
  • Quem?
  • Por quê?
  • Como?
  • Quanto?

Quando lemos um livro técnico ou um artigo científico, a nossa leitura pode ser realizada em algumas fases. Primeiramente, lemos o sumário e damos uma passada “diagonal” por todo o conteúdo. Depois, concentramo-nos numa ou noutra parte mais relevante. Por fim, fazemos a leitura completa do material. Desta forma, podemos ler o texto já possuindo a visão do todo, o que contextualiza muito mais e melhora nossa compreensão do que foi lido.

Outro benefício de uma boa leitura de um livro é perceber a estrutura desenvolvida, não apenas as ideias transmitidas. Podemos aprender muito analisando como o autor organizou seus tópicos e como agrupou as informações em conjuntos de fácil compreensão. As técnicas utilizadas pelo autor para transmitir suas ideias podem no ensinar algo além do conteúdo em si.

Como escrever

As informações podem ser detalhadas no decorrer de seu texto, entretanto é importante que os primeiros parágrafos consigam dar ao leitor a noção clara do que será abordado naquele artigo ou memorando.

De forma análoga à leitura, a escrita precisa transcrever no texto as respostas àquelas perguntas básicas (o quê, quando, quem etc). É preciso que o leitor não termine a leitura com dúvidas que o impeçam de tomar uma decisão.

Organize seu texto em tópicos e permita que seu leitor consiga perceber claramente o contexto de cada informação. Nós somos visuais e podemos entender melhor um conteúdo de forma gráfica. Para isso, utilize formatação, bullet-lists, negrito, subtítulos etc.

Ao final do texto, conforme o objetivo de sua escrita, é recomendado que tenha uma ação esperada por parte de seu leitor. É o que chamamos de Chamada Para a Ação (CTA = Call To Action). Desta forma, ao concluir um memorando ou email, deixe bem claro quais são os próximos passos a serem tomados por seu leitor. Exemplo: “Peço que confirme sua participação em nossa reunião respondendo a este e-mail.”

Ao concluir seu texto, leia-o como quem não conhece o assunto e certifique-se que a informação chegue clara ao seu leitor.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Espero que estas breves dicas possam ser úteis para sua leitura e sua escrita. Lembre-se sempre que comunicação não é o que nós dizemos, mas como nos entendem. Por este motivo, ajude o seu leitor a entender você.

Sucesso em seus negócios e em sua carreira!

Comentários

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

一次性電子煙,英文名Disposable Vape, 是時下最流行的電子煙產品之一,他不同於relx那樣屬於換彈式煙彈電子煙,他不需要充電,抽完煙機內全部煙油之後就可以扔掉

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins