Já experimentou ir ao supermercado com fome? Normalmente, a ansiedade e o apetite nos fazem tomar decisões ruins do que comprar. Deixamos de selecionar os alimentos mais adequados e acabamos por levar pizzas, comida pronta, biscoitos e doces para casa. A recomendação é que façamos um lanche antes de ir às compras. Desta forma, vamos pensar com calma e comprar o que é realmente necessário, sem pressa, pensando a longo e não a curto prazo.
O que isso tudo tem a ver com negócios? Da mesma forma que nas compras de supermercado, nossas decisões nos negócios também têm de ser tomadas com calma, ou seja, com visão de longo prazo.
Veja o exemplo no mercado imobiliário: Quando compramos um imóvel com pressa, compramos mal. Quando vendemos com pressa, vendemos mal. Comprar com calma e vender com calma é a dica de ouro na compra e venda. Ou seja, pensar a médio e longo prazo.
Longo prazo no networking
Esta dica também se aplica à nossa rede de contatos profissional. Ao se construir as relações em seu networking, você deve buscar o pensamento de longo prazo. Não se deve buscar o ganho direto imediato, mas sim o crescimento do valor da sua marca pessoal a longo prazo. Esta é a forma mais duradoura de nosso networking e de nosso marketing pessoal.
A atitude mais madura em nossas relações profissionais é nos tornarmos interessantes e não interesseiros. Para isto, não podemos esperar resultados imediatos quando ajudamos alguém em nossa rede de contatos. Não sabemos de onde virão os resultados e se virão. O mais importante é plantarmos com a paciência de um agricultor. Se comermos as sementes porque estamos com fome, deixamos de plantar e deixaremos de colher meses depois.
Aplique a visão de longo prazo em seus relacionamentos. Preocupe-se mais com a construção de sua imagem e com seu valor para sua rede de contatos. Os resultados virão com o tempo. O imediatismo é inimigo do bom networking.