À medida em que nós vamos envelhecendo, a sensação que temos é a de que cada ano vai passando mais rapidamente. Isso se deve ao fato de que cada ano que passa é, em relação à nossa idade, proporcionalmente menor que o ano anterior. Um ano, para quem tem cinco anos de idade, é diferente de um ano para quem tem trinta anos.
É como viajar em uma nova estrada. Cada vez que passamos por ela novamente, temos a impressão de que a viagem vai ficando mais “curta”.
Tempo é um recurso muito curioso. Não podemos depositá-lo em um banco para usar depois. Todos os dias iniciam com o mesmo saldo de tempo para ser usado. Sendo bem ou mal aplicado, o saldo se esgota da mesma forma e o dia seguinte se inicia novamente com o mesmo saldo do dia anterior.
Muita gente acha que administrar o tempo significa ser capaz de fazer mais coisas em menos tempo e ainda aplica a gestão do tempo apenas às tarefas profissionais. O segredo não está em fazer mais coisas, mas, sim, em fazer as mais importantes e aquelas que estão mais alinhadas com a sua estratégia e a sua missão, nos vários aspectos de sua vida (profissional, pessoal, espiritual, familiar e financeiro).
Na ânsia de se fazer mais coisas em menos tempo, nós esquecemos o que realmente é prioritário e corremos demais, sem nos preocupar em que direção.
Para fazermos melhor proveito de nosso tempo, podemos adotar algumas práticas muito interessantes:
- Faça listas de tarefas (check-lists)
- Anote tarefas realizadas que não estavam na lista
- Tenha uma agenda
- Priorize suas tarefas
- Faça planejamentos diários, semanais, mensais e anuais.
- Marque reuniões com horário de início e de término.
Para se ter um melhor rendimento, evite estes “ladrões de tempo”:
- Abrir seu email a cada minuto
- Entrar em redes sociais constantemente
- Usar mensagem instantânea a todo momento
- Receber visitas inesperadas
Realizar uma boa gestão de nosso tempo é, acima de tudo, ter uma boa gestão de nossas prioridades, desenvolvendo a poderosa habilidade de dizer “não” sempre que um potencial ladrão de tempo se apresentar à nossa frente.