Diferentemente do que muitos pensam, não é apenas aquele que recebe a indicação de um novo cliente que se beneficia da relação. Na verdade, a dinâmica da recomendação é um triângulo, que tem importância nas três pontas:
- A pessoa que faz a indicação de um cliente, na verdade, está também indicando um fornecedor. Com isso, ela recomenda ao futuro cliente alguém que irá lhe fornecer um bem ou serviço e lhe aliviar uma preocupação, conquistando pontos tanto com o fornecedor como com o cliente.
- Quem recebe a indicação de um novo cliente, fica feliz por fazer uma venda facilitada por uma recomendação positiva. Ao atender àquele futuro cliente, este fornecedor também ganha prestígio com quem o indicou para o serviço ou a venda.
- O futuro cliente também ganha pontos com ambos ao aceitar a recomendação.
Ao fazer uma indicação, você estará ajudando seus dois amigos (cliente e fornecedor) a resolver dois problemas (encontrar um bom cliente e achar um fornecedor sério). Portanto, é responsabilidade de todos os envolvidos em fazer com que a indicação aconteça e seja respeitada, gerando um ambiente de negócios adulto e positivo.
Quando você pedir a recomendação de um fornecedor para lhe resolver algum problema, procure deixar claro que foi recomendado por determinada pessoa, pois isto vai reforçar sua conexão com ambos.
Se for você que recebeu a indicação ou recomendação para fornecer um bem ou serviço a um novo cliente, esforce-se ao máximo para prestar um serviço de forma atenciosa e ágil.
A receita é simples mas a gente sempre se esquece do básico. Parabéns Marcello pela simplicidade com que transmite informações importantes fazendo tudo parecer elementar.
Abraços.