A Internet e o networking

Já falamos muito que os nossos contatos e o nosso relacionamento com eles podem determinar o nosso sucesso. É através de nossos amigos que conseguimos uma indicação de cliente, uma parceria, negócios, oportunidades e, até mesmo, novos amigos.

Os amigos são o maior capital que um empreendedor pode possuir. Esta rede de relacionamento deve ser mantida de forma sincera, através da real valorização de seus contatos, gerando benefícios para os dois lados.

Em palestras e entrevistas sempre me questionam se a Internet não seria uma forma muito melhor para se fazer o networking. Eu respondo que a pessoa tem que escolher entre quantidade e qualidade. O que é mais importante pra você no momento?

Se você está no grupo que necessita um relacionamento de qualidade, seguem algumas dicas para utilizar a tecnologia a favor do seu networking:

Sites de Relacionamento

Algumas pessoas (não são poucas) acreditam que se pode cultivar relacionamento através de sites na Internet, como se seus contatos se comparassem a uma coleção de figurinhas coloridas. Costumo dizer que, se você adiciona “amigos” que você nem conhece pessoalmente nos sites de relacionamento, eu recomendo que você pegue uma lista telefônica e escreva na capa: “Meus Amigos”.

Sites “de relacionamento” devem servir para se manter as referências e os contatos reais de seus participantes. O verdadeiro relacionamento jamais deve ser mantido de forma virtual. É preciso se encontrar, se ver, se tocar. O ser humano é um animal social e necessita desta interação. Tirar esta atividade de alguém pode gerar problemas inclusive de ordem psicológica, tais como depressão, síndrome do pânico e outras sociopatias. Não faltam exemplos.

E-mail

O e-mail deve ser usado para enviar informações pontuais. Deve-se evitar manter contatos e amizades através de trocas de mensagens. Já foi o tempo em que se namorava por correspondência. Hoje em dia, podemos telefonar ou conversar por voz pela Internet praticamente sem custo.

A criação de grupos de e-mail (como o GoogleGroups, por exemplo) pode ser muito útil para troca de mensagens para um conjunto restrito de amigos, tais como colegas de classe, amigos do futebol, equipes de associação etc. Com os grupos, todo e-mail enviado ou respondido é direcionado para todos os participantes sem precisar daquele famigerado Carbon Copy (CC).

Mensagens Instantâneas

Software de mensagem instantânea pode e deve ser evitado como ferramenta para se conduzir uma conversa. Estes aplicativos tomam um tempo gigantesco para comunicar quase nada. São verdadeiros “ladrões de tempo” e são responsáveis por grande desperdício de foco no trabalho. Quando você receber uma chamada de alguém por um destes programas de mensagem instantânea desejando conversar, pergunte se a outra parte está com fones e faça uma chamada. Será muito mais produtivo. Se seu amigo não tiver um fone, prefira telefonar para ele. Mesmo que esta ligação tenha um custo, será mais barata que o valor do seu tempo desperdiçado digitando e lendo a conversa. Bom… pelo menos eu acho que seu tempo vale alguma coisa.

 

Para dar mais qualidade à sua rede de relacionamento, encontre-se regularmente com seus contatos. Isto pode ser feito em almoços, cafés da manhã ou jantares de networking. Participe em eventos e esteja pronto para falar e muito mais para ouvir. Muitos negócios irão surgir a partir desse relacionamento pessoal. Pode acreditar!

Comentários

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

一次性電子煙,英文名Disposable Vape, 是時下最流行的電子煙產品之一,他不同於relx那樣屬於換彈式煙彈電子煙,他不需要充電,抽完煙機內全部煙油之後就可以扔掉

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins