Como dar referências comerciais e de ex-colaboradores

Em nossas relações comerciais e empresariais, devemos formar uma rede de confiança entre cavalheiros que se respeitam e se apoiam. Devemos nos lembrar dos Três Mosqueteiros e seu lema: “um por todos e todos por um”. Nossas experiências negativas podem ajudar a que outros amigos evitem cometer erros que cometemos no passado por não negociarmos com a pessoa certa.

Em alguns momentos, somos solicitados para dar referências comerciais sobre nossos clientes, fornecedores ou sobre nossos ex-colaboradores. Outros contratantes desejam saber como foi nosso trabalho com estas pessoas e esperam ouvir com sinceridade a nossa opinião. Sabemos que sinceridade em excesso é falta de educação e ainda pode nos trazer problemas, mas a boa notícia é que temos como evitar muitas saias justas com elegância e sinceridade.

Ao sermos consultados sobre alguma pessoa, ocultar um problema que aconteceu durante uma relação comercial, por exemplo, é algo que pode parecer educado, mas, depois que o problema acontecer também com esta nova relação, quem vai ficar com imagem de cúmplice da incompetência vai ser você. Se uma pessoa liga e pede referências, é porque precisa delas.

Em caso de você estar numa destas saias justas, uma boa dica para dar estas referências sem se desgastar com as duas partes é reforçar os pontos fortes da parceria, sendo bem claro quanto a esta parte e sendo honesto ao se referir aos pontos fracos, sem, é claro, detonar a pessoa.

Certa vez um amigo comerciante me pediu referências de um conhecido que se apresentava como da minha família e que queria comprar um equipamento de valor elevado. Eu fui bem claro ao dizer que a pessoa era alguém que eu tinha um certo apreço, mas que eu não poderia, de forma alguma, garantir qualquer pagamento. Aconselhei que ele não vendesse àquela pessoa, pois não estava indo muito bem financeiramente. Vendeu para ele assim mesmo. Passadas algumas semanas, recebi a ligação deste amigo comerciante me pedindo para localizar o meu suposto familiar para que cobrasse a dívida assumida e não paga. Lembrei-o do conselho que lhe havia dado e ele me deu toda a razão e ainda me pediu desculpas. Eu deitei minha cabeça tranquilamente no travesseiro e dormi com minha imagem preservada.

Dar referências acerca de ex-colaboradores pode ser ainda mais delicado. Se você for responder por escrito sobre o desempenho do ex-colaborador, prefira responder com uma escala de 1 a 5 sobre os vários aspectos, tais como trabalho em equipe, responsabilidade, comunicação, proatividade, cumprimento de prazos, liderança, priorização, visão etc. Se um dos pontos foi extremamente insatisfatório e, talvez, até o motivo da demissão, escreva que prefere não responder sobre este ponto.

Um amigo empresário, certa feita, teve de dar referência de um ex-colaborador que demitiu da sua empresa, e que, agora, estava participando de um processo seletivo. Este amigo empresário se limitou a dizer que o “fulano” chegava pontualmente e que não faltava ao trabalho. Ao ser perguntado sobre a competência profissional do candidato, respondeu novamente que o “fulano” chegava pontualmente e que não faltava ao trabalho. Pra bom entendedor…

Seja sempre discreto e peça, da mesma forma, discrição sobre o que estão tratando. Se você conhece alguém na empresa que está contratando o seu ex-colaborador, peça para falar com esta pessoa para ter uma conversa mais íntima e pontual.

Ser uma pessoa que imprime confiança e que mantem sua palavra é fundamental para se desenvolver nos negócios. Ninguém vive isolado. Seus amigos querem poder contar com sua opinião e você deve zelar pela sua honra como um verdadeiro cavalheiro.

Comentários

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

One thought on “Como dar referências comerciais e de ex-colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

一次性電子煙,英文名Disposable Vape, 是時下最流行的電子煙產品之一,他不同於relx那樣屬於換彈式煙彈電子煙,他不需要充電,抽完煙機內全部煙油之後就可以扔掉

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins