Os 3 objetivos de uma apresentação

O conteúdo de sua palestra está excelente. Os slides estão fantásticos e a sua oratória é muito boa. É o suficiente? Não. Não importa apenas o desempenho do palestrante ou orador. Quem deve se sair bem com sua apresentação é a sua plateia.

Uma palestra deve atender a alguns objetivos para que o trabalho seja eficaz e efetivo. Para que esses objetivos sejam alcançados, o nosso foco deve estar no desempenho de nosso público, para que este atenda aos seguintes três objetivos bem simples:

  • O que eu quero que a plateia aprenda com a minha apresentação
  • O que a plateia deve sentir com a minha apresentação
  • Quais ações eu quero que minha plateia faça após a minha palestra

Vamos falar um pouquinho sobre cada um desses objetivos:

Aprender

Durante uma apresentação, é normal que sejam passadas informações e conhecimentos para a nossa plateia. Durante o planejamento do seu conteúdo e de sua palestra, você deve ter isso em mente.

Normalmente, você irá buscar saber quais são os conhecimentos que o seu público já possui sobre o assunto que será apresentado. Isso é importante para alinhar a linguagem e os exemplos que serão desenvolvidos em suas exposições.

Outro ponto importante é levantar informações sobre os objetivos de capacitação que seu público tem, ou seja, quais são os conceitos que sua plateia precisa desenvolver e fixar. Por este motivo, você deve planejar uma recapitulação ao final de seu curso ou apresentação a fim de transmitir a clara ideia de que aqueles conhecimentos foram trabalhados durante sua aula ou palestra.

Tão importante quando aprender alguma coisa é estar consciente de que aprendeu aquilo durante os momentos de sua palestra ou curso e isso é alcançado através da revisão dos principais pontos ao final.

Sentir

Além do conhecimento adquirido, muitas vezes teremos resultados mais expressivos em nossas palestras e apresentações quando envolvemos o público e conseguimos fazer com que nossa plateia tenha um sentimento adequado para aquelas habilidades que estão sendo desenvolvidas.

Este sentimento pode ser de motivação, de alegria, de satisfação, de determinação, energia, entusiasmo e tantas outras emoções que irão transformar aquela apresentação em uma experiência muito mais marcante.

Planeje este objetivo para que você verbalize e evoque o sentimento desejado. Isto pode ser alcançado através de dinâmicas ou de filmes ou, quem sabe, através de histórias que transmitam a emoção pretendida.

Fazer

Por fim, nosso terceiro objetivo é que a plateia execute algo, ou que altere o seu comportamento prático no dia a dia. Isto também precisa ser dito para que o público saia de nossa palestra com o compromisso de realizar as ações propostas.

Se você deseja que as pessoas participantes de seu evento passem a utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de forma adequada, termine a sua apresentação solicitando exatamente isto.

Muitas pessoas deixam de pedir explicitamente o que desejam que seu público execute porque acreditam que tudo foi tão bem explicado que é óbvio que todo mundo já sabe o que precisa ser feito.

Só que o óbvio também precisa ser dito. O que é óbvio para você nem sempre será óbvio para seu interlocutor ou sua plateia. O melhor a fazer nestes casos é pecar pelo excesso em vez de acreditar que todos já sabem o que precisa ser feito.


Lembre-se, portanto, destes três objetivos em suas próximas apresentações e eu posso garantir que você terá resultados muito mais eficazes e efetivos junto ao seu público e junto aos seus clientes, fazendo com que o conhecimento passado, o sentimento transmitido e a ação pedida caminhem lado a lado rumo ao efetivo resultado que você pretende.

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins