Quando buscamos um conselho para atingirmos nossos objetivos, o que mais ouvimos é: tenha foco! Ouvimos que precisamos afastar todos os ladrões de tempo e de atenção e nos concentrarmos apenas no que é importante. Faça apenas uma coisa e vá até o fim sem se desviar nenhum milímetro de seus objetivos!
Tá legal! Tudo bem! Realmente dará certo desta forma. Isto é provado. Mas o que eu gostaria de sugerir é exatamente o oposto. Que tal desfocar um pouco? Que tal aceitar alguns ladrões de tempo que podem, paradoxalmente, aproximar você de seus objetivos até mais rápido?
Você lembrará de projetos que encontraram ajuda e apoio de onde você menos esperava, fruto de visitas que pareciam que não contribuiriam em nada para seus desafios e acabaram sendo o “divisor de águas” para alcançar suas metas. São pessoas interessantes, ideias brilhantes e sacadas geniais que você não teria se estivesse totalmente “focado” em seus planos.
Não é de hoje que sabemos que grandes negócios são facilitados em eventos sociais ou em momentos de lazer. Nestas situações as pessoas estão ainda mais abertas e predispostas a ajudar. Você precisa saber que o ser humano adora ajudar a encurtar o caminho de seus amigos. Só que nós não temos uma bola de cristal para sabermos de onde virá esta grande ajuda.
Desfocar para ter sorte
É preciso olhar o todo e um pouco além dele. Deus escreve certo por linhas tortas e esta expressão ganha ainda mais sentido quando pensamos em nossos sonhos. O que você precisa é ter seu sonho bem claro em sua mente. Sinta cada detalhe dos seus objetivos como se estivessem realizados. Isso não quer dizer, de forma alguma, que todos os passos precisam estar previamente pensados e arquitetados. O que você precisa é ter certeza do que quer e não tanto de como quer. É como se fosse fé. E talvez seja.
Deixe um pouco o acaso agir e tenha a sensibilidade necessária para saber o que você pode aproveitar dos momentos que surgirão. As conexões estarão claras em sua mente e você alcançará mais facilmente os seus objetivos se deixar a visão ampla e a alma aberta. Alguns irão dizer que não entendem como você conseguiu ou que você tem o “toque de Midas” abrindo todas as portas para seus projetos. Eles irão dizer que você deu sorte. Eles têm razão. Você só precisou dar a chance para a sorte agir.