Dez horas da noite e você ainda está trabalhando? Relatórios e conferências por Skype? Você já não consegue mais separar sua vida do seu trabalho?
Com a era do conhecimento, o tempo em que estamos trabalhando já ultrapassou o tempo em que estamos acordados, pois até nossos sonhos abordam o universo corporativo e acordamos no meio da noite com insights para a próxima reunião.
Devemos levar em conta que grandes soluções são geradas quando não estamos pensando no problema em si.
Por mais que a tecnologia tenha nos poupado tempo e trazido agilidade para nossas vidas, profissionais e empresários se cobram muito por sentir que estão desperdiçando algum tempo com atividades que não convertem diretamente em negócios. Devemos levar em conta que grandes soluções são geradas quando não estamos pensando no problema em si.
Embora no Brasil seja raro, tirar um ano sabático é muito normal em outras culturas, onde o profissional interrompe suas atividades durante um ano a cada sete, dedicando-se a uma viagem, lazer, aprendendo uma língua ou outras aventuras.
Com toda certeza, um tempo investido em viagens, cultura e aprendizado irá somar muito a seu capital intelectual e emocional. Tudo isto deve ser buscado também no dia a dia, em pequenas interrupções: o ócio criativo.