Autoconhecimento no empreendedorismo e na carreira

Como é importante ter clareza de seus pontos fortes e de suas oportunidades de melhoria para crescer sempre

Em muitas vezes quando pensamos em autoconhecimento, a imagem que vem à mente é algo mais ligado ao exotérico do que algo profissional. Isto porque é muito comum que o autoconhecimento esteja associado a meditação, à yoga aos retiros místicos. Entretanto, o autoconhecimento é tão somente se conhecer, sabendo quais são seus aspectos mais fortes e quais são seus pontos fracos. É como o planejamento estratégico de uma empresa ou de um negócio, onde fazemos a matriz SWOT e encontramos os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças.

Há muitos profissionais e muitos empresários que se sentem mal quando enfrentam alguma dificuldade em seus projetos. Normalmente, este sentimento se deve à comparação com os resultados de outras pessoas. Nós somos animais sociais e baseamos nossos sentimentos através da comparação.

Se alguém conseguiu realizar determinada atividade, qual seria o motivo de eu também não conseguir?

É aí que mora o sofrimento. Não é porque um determinado atleta, com seu biotipo, com seu estilo de treinamento e de vida, com toda sua aptidão consegue vencer uma maratona que eu vou me cobrar por não atingir os mesmos resultados. É aí que está o erro. 

Eu tenho que me conhecer. Eu preciso conhecer quais são os meus pontos fortes e quais são os meus pontos fracos. Assim como você não tem capacidade de vencer ou até mesmo de concluir uma maratona, um atleta pode não conseguir alcançar os resultados que você tem alcançado em seus negócios. Aquele maratonista já se conhece o suficiente para saber onde estão as aptidões e potenciais dele. E, certamente, não são em outros ramos de atividade.

Valores

Ter autoconhecimento é conhecer o que te move e o que faz com que você seja quem você é. Quais são os seus valores? O que é tão importante para você que irá determinar com o que irá trabalhar, como irá empreender e por quê? Quando nos comparamos com outras pessoas, temos que levar em conta que o nosso conjunto de valores pode não ser alinhado com os valores da outra pessoa. Desta forma, estaremos comparando pedra com água. Cada um irá reagir e se motivar de formas diferentes.

Crenças

Além dos valores, é necessário conhecer quais são as crenças que regem a sua vida. Crenças são frases e pensamentos que são repetidos ao longo de nossa vida e que ficam enraizados até formarem a nossa forma de pensar. Nós não criamos pensamentos. Nós reciclamos pensamentos. Quanto maior for o meu nível de consciência desses pensamentos que circulam em minha cabeça, maior será o meu domínio sobre a forma como eu enxergo o mundo. Portanto, maior será o meu domínio sobre o que eu devo fazer para mudar um determinado comportamento ou para aceitar o que não pode ser mudado.

Perfil Comportamental

Conhecer nosso perfil comportamental também é importante. Há pessoas que são mais focadas em fazer e realizar, outras são mestres em organizar e planejar. Há quem se dê muito bem com relacionamentos e vendas e há também quem seja perfeito para dar ordens e empurrar um time para a frente. Quando você atinge este grau de autoconhecimento, você se torna muito mais poderoso para saber delegar e para conhecer o seu nível de contribuição no processo.

Trazer tudo aquilo que estava inconsciente para o consciente é passar a ter poder sobre a sua existência. Tudo que está no inconsciente nos deixa reféns de nossa própria vida. Quando nos tornamos conscientes, nos tornamos melhores empreendedores e conseguimos nos destacar também na vida profissional.

Comentários

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

一次性電子煙,英文名Disposable Vape, 是時下最流行的電子煙產品之一,他不同於relx那樣屬於換彈式煙彈電子煙,他不需要充電,抽完煙機內全部煙油之後就可以扔掉

Plugin dos mesmos criadores deBrindes Personalizados :: More at PlulzWordpress Plugins